Cultura e Etiqueta Social em Portugal

1377365961etiquette-640x640

A cultura portuguesa foi grandemente influenciada pelo domínio da Igreja Católica e pelos valores cristãos, o que ainda se reflete na sociedade moderna. Os portugueses são um povo tradicional e conservador, com alguma resistência à inovação e a mudanças profundas na comunidade e na família. A vida em Portugal continua a centrar-se no núcleo familiar, com algumas tradições fielmente preservadas em pleno século XXI (sobretudo nas zonas rurais):

Cumprimentos

É apropriado dar-se apertos de mão em situações formais, o que geralmente significa que as pessoas não se conhecem. O gesto é acompanhado do contacto visual e de uma saudação. Em situações informais, os homens abraçam-se e dão palmadinhas nas costas, enquanto as mulheres se beijam nas bochechas, começando pela direita. Entre mulheres, só se apertam as mãos em situações de grande formalidade e se não se conhecer a pessoa.

Linguagem corporal

Os portugueses não gesticulam muito. Ser demasiado expressivo ao nível da linguagem corporal e dos gestos de mãos causa má impressão. Como noutras culturas, apontar o dedo é considerado ofensivo.

Estilo de comunicação

Os portugueses tendem a ser diretos no seu estilo comunicativo. Por tendência natural, falam depressa e em tom alto.

”Dress code”

Quanto ao vestuário português, as mulheres costumam usar vestidos, saias ou fatos, e os homens, fatos de casaco e gravata, sobretudo em contexto profissional. Por muito antiquado que pareça, as pessoas acreditam que as roupas sinalizam a posição social.

Espaço pessoal

A distância de um braço é usualmente considerada apropriada durante as conversas. Os portugueses tendem a tocar-se um pouco enquanto falam entre amigos e família, mas esses gestos são considerados inadequados em situações formais.

Oferta de presentes

Quando convidado para jantar numa casa portuguesa, leve flores, chocolates ou uma sobremesa. É habitual agradecer-se um convite estendendo outro.

Etiqueta às refeições

Se for convidado para um jantar, procure não chegar mais do que 15 minutos atrasado, embora os atrasos sejam bem tolerados em festas e reuniões sociais de maior dimensão. Espere que o convidem antes de se sentar. À mesa, as maneiras são importantes: não comece a comer antes de o anfitrião desejar “Bom apetite!”.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *