Estilistas Portugueses Populares

alexandra-moura-03

Se bem que Portugal produz têxteis para retalhistas internacionais há várias décadas, foi apenas a partir dos anos 80 que o “design” de moda realmente se desenvolveu no país, devido ao aparecimento de novas escolas de “design” e à promoção regular de eventos de moda.

Muitos estilistas portugueses têm hoje o seu próprio ateliê e apresentam coleções em Nova Iorque, Paris e outros centros da moda internacional. Eis os nomes com maior destaque:

  • Alexandra Moura: Começou o seu percurso na moda com Ana Salazar e António Tenente, antes de lançar a própria loja. Cultiva um estilo urbano, minimalista e identificável pelo uso que faz dos tecidos mais finos de alta costura e pelos acabamentos, num trabalho classificado como fortemente original.
  • Ana Salazar: É considerada a primeira-dama da moda lisboeta. Responsável pela criação da indústria de moda portuguesa nos anos 70, o seu estilo pioneiro é inspirado nos artistas e escritores da sua predileção, sendo um favorito da classe alta lisboeta.
  • Fátima Lopes: Estilista bastante ousada, que tem percorrido as principais capitais da moda, contando com uma loja em Los Angeles e Paris. Durante quase 20 anos, a sua loja em Lisboa foi uma das mais procuradas no Bairro Alto. É a estilista portuguesa mais aclamada, nacional e internacionalmente.
  • Filipe Faísca: Estilista bastante controverso, Filipe Faísca gosta de criar jogos visuais provocantes com o seu estilo pessoal. Tem trabalhado no guarda-roupa de filmes portugueses e desenha fardas para alguns dos mais prestigiados restaurantes e hotéis de Lisboa.
  • José António Tenente: Com formação em arquitetura, José António Tenente veste homens e mulheres, tendo um repertório que inclui figurinos de teatro, joias, acessórios, uniformes, “jeans”, bolsas e coleções de óculos.
  • Luís Onofre: Criador de sapatos e de acessórios de luxo, possui, desde 1999, marca própria. Entre os seus clientes, contam-se as atrizes Penélope Cruz e Naomi Watts e ícones como Michelle Obama e Laetizia Ortiz.
  • Nuno Gama: Um dos mais conhecidos estilistas portugueses, as tradições e a cultura nacionais são as suas grandes fontes de inspiração. Após bastantes anos no Porto, mudou-se para Lisboa, em 2012, abrindo loja no bairro do Príncipe Real.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *