Moda Lisboa: Lisboa Fashion Week Primavera Verão 2016

moda-inverno-2015-tendenze-fashion

A Moda Lisboa – Lisboa Fashion Week relativa à primavera/verão de 2016 teve lugar, como habitualmente, na meia-estação anterior. O evento decorreu entre 8 e 11 de outubro de 2015 e teve como mote “The Timers”, de acordo com a tradição de escolher um mote diferente e único para cada edição.

No primeiro dia, o debate de abertura, realizado na Câmara Municipal de Lisboa, contou com a presença de várias personalidades do mundo da moda, nomeadamente Kam Dhillon, Sara Desimoni e António Moura. O tema era precisamente “The Timers”, referindo-se a cada um dos intervenientes e ouvintes, e introduzindo o tema relativo ao facto de que este é o tempo em que vivemos, e que devemos agarrá-lo e construí-lo.

Na sexta-feira foram apresentadas as criações dos estúdios Carlos Gil, Luís Carvalho e Catarina Oliveira, entre outros. No sábado, as peças de Miguel Vieira, Valentim Quaresma e Olga Noronha ocuparam a “runway”. No domingo, Pedro Pedro, Nadir Tati, Kolovrat e Filipe Faísca foram alguns dos nomes em destaque.

A imprensa salientou que o azul e o branco seriam cores predominantes, e que, em termos de moda feminina, os vestidos voltariam a ocupar um lugar de destaque. Sendo uma peça naturalmente vocacionada para o calor, o sol e o bom tempo, o vestido permite ao criador dar largas à sua imaginação, mais do que em outras peças mais “standard”. Jogando com padrões estampados ou lisos, com vestidos curtos ou mais longos, com cortes diversos, os vestidos permitem mais diversidade de oferta, o que responde mais acertadamente a um tempo em que a “massificação” estética e de gostos a que se assistia nos anos 70 e 80 já não tem, cultural e socialmente, a mesma importância.

Sendo um evento de moda, as questões meteorológicas não terão sido a preocupação primordial; contudo, o El Niño de 2015, que veio a ser um dos mais fortes de sempre, influenciou o estado do tempo durante quase um ano, fazendo com a Primavera de 2016 fosse muito mais fria que o previsto.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *