Quais os trajes tradicionais de Portugal?

2104529

Portugal tem tradições que se vão esquecendo pelo caminho, mas algumas delas ficam. Existem tradições que nunca são esquecidas, mesmo que não sejam praticadas como antigamente. Nos dias que correm é bastante comum ver-se mulheres e meninas com roupas que simbolizam esta época, ou seja, calças de ganga, algumas roupas rasgadas, tops, entre muitas outras que não se encontram, nem próximas, dos trajes tradicionais de antigamente.

Como eram os trajes tradicionais de Portugal?

O traje tradicional de Portugal é um traje que varia de zona para zona do país. No entanto, a ideia é sempre a mesma; independentemente da zona, o traje possui sempre alguns elementos em comum, nomeadamente o xaile colocado na cabeça – para mulheres – e a capa – para homens. As mulheres tinham sempre o hábito de usar saias e os homens calças.

Os trajes variavam, ainda, consoante a pessoa era pescadora ou ia para festas, por exemplo, mas a ideia base era mantida, principalmente nas mulheres. Os homens, por vezes, esqueciam a capa, mas mantinham sempre o mesmo estilo de calças e camisa.

Ainda são usados nos dias de hoje?

Nos dias de hoje, como foi referido anteriormente, é mais comum ver pessoas de calças de ganga e camisolas ou camisas e, por vezes, uma blusa. No entanto, nem todos os portugueses deixaram a tradição de lado, pois em algumas zonas de Portugal ainda é bastante comum ver pessoas, já de idade, com os trajes que eram usados antigamente. Zonas mais rurais, como aldeias ou vilas, são bons exemplos onde se pode encontrar essas pessoas.

Outra forma de se ver os trajes de antigamente é através dos festivais típicos de Portugal. Nesses festivais as pessoas vestem-se como há alguns anos atrás e tentam manter a tradição viva para que as próximas gerações nunca percam a moda de antigamente.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *