Trajes Tradicionais Portuguesas: Presente de Séculos de Civilização

carlosgil_portugalfashionweek_eclectic5

O património cultural português é uma combinação da influência de diferentes civilizações, com uma longa História. Os portugueses são conhecidos pelas suas festividades e celebrações tradicionais, incluindo o Carnaval e os mais modernos espetáculos de música e dança.

A atual sociedade acompanha a moda de perto e mostra preocupação com a aparência, embora os portugueses sejam conhecidos como tipicamente tradicionais e conservadores.

No que às vestes tradicionais diz respeito, existem algumas localidades no país cujos habitantes ainda preferem envergar a indumentária antiga, que apresenta variações de região para região. Um dos trajes típicos mais conhecidos no país é o traje de Lavradeira, associado à cidade de Viana do Castelo e às festas da Senhora da Agonia.

Para os homens, o traje tradicional inclui habitualmente a boina, meias largas e calças, enquanto as mulheres usam vestidos longos, saias, cachecóis e xailes. Os homens vestem camisas brancas sem colarinho, juntamente com casacos e coletes enfeitados. A parte da frente da camisa é muitas vezes ornamentada com pregas ou rendas. As calças são pretas, cortadas em linha reta e acabam logo acima do tornozelo. Os homens portugueses também preferem usar os chapéus pretos, de abas largas e achatadas.

A mulher que enverga o traje tradicional português usa uma saia, muitas vezes rendada, e uma blusa branca solta. A saia é feita de lã ou de linho. No caso da lã, tem uma cor vermelha ou azul/verde, com listras estreitas de outras cores, espaçadas entre si.

O véu é uma escolha típica da mulher portuguesa, que no inverno prefere xailes de cor escura. Os ornamentos coloridos e os padrões sobre o corpete são elementos significativos nas roupas tradicionais femininas.

Os trajes vermelhos costumam ser utilizados pelas mulheres mais jovens. As variantes azuis ou verdes são escolhidas nos períodos que seguem um luto, pelas mulheres mais velhas. Estas ainda usam vestes pretas como sinal de luto. Também é habitual usar-se luvas, feitas de tecido fino ou couro. Por outro lado, os ornamentos em filigrana são bastante populares entre as mulheres portuguesas. Estes consistem em joias de ouro e prata, preparadas com um delicado trabalho artesanal.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *